1. Digitalização da atividade bancária: o que é isso?
2. Qual o impacto dessa digitalização no trabalho do bancário?
3. Perdi a minha gratificação com a mudança. E agora?
1. Digitalização da atividade bancária: o que é isso?
A criação de startups de tecnologia financeira, as chamadas "fintechs", somada à popularização dos aplicativos de pagamento e terminais de autoatendimento, expressam um fenômeno em ascensão: a digitalização ou virtualização da atividade bancária;. Essas novas tecnologias alteraram o cotidiano dos clientes bancários, que cada vez menos precisam deslocar-se até as agências para efetuar uma transação, por exemplo. Além de alterar o cotidiano de clientes, esse fenômeno alterou, também, o cotidiano dos empregados em estabelecimentos bancários. Isso se deve à diminuição do fluxo presencial nas agências, o que ocasionou alterações na estrutura bancária e também nas carreiras bancárias.
2. Qual o impacto dessa digitalização no trabalho do bancário?
Com a diminuição do volume de atendimentos presenciais nas agências, os bancos adotaram mudanças que impactaram diretamente na rotina e estrutura do trabalho dos bancários. Alguns desses bancos, por exemplo, extinguiram completamente as funções de caixa (que lidavam diretamente com o atendimento ao público). Outros, por sua vez, diminuíram o contingente de empregados designados para essas funções e/ou redistribuíram as atribuições desses cargos para núcleos internos das agências. Essas mudanças estruturais trouxeram impactos negativos para alguns bancários, especialmente para aqueles que perderem a gratificação decorrente da função de confiança então exercida.
3. Perdi a minha gratificação com a mudança. E agora?
Os bancários que, em razão dessas ou de outras mudanças, perderam suas gratificações de funções (de caixa, por exemplo), podem ter reconhecido o direito à incorporação dessa gratificação caso a tenham recebido por mais de dez anos. Em outras palavras, se o bancário exercia essas funções por mais de dez anos e foi destituído, poderá obter a incorporação do valor em seu contracheque, mesmo que não ocupe mais o cargo de confiança. Notou diferenças em seu contracheque? Percebeu alterações estruturais que potencialmente te prejudicaram? Consulte um advogado de sua confiança e saiba quais são os seus direitos!